Ensino Secundário Profissional (VET) 2022 - 2024
Novas Experiências, Novos Métodos, Novas Oportunidades
2022-1-PT01-KA122-VET-000074455
- Resultados Finais -
Questionário aos formandos e encarregados de educação
Após a conclusão da mobilidade aprendizagem prática, em contexto de trabalho dos 20 alunos do Ensino Profissional, que vivenciaram 60 dias num outro contexto, num outro país, numa nova experiência e na assimilação das novas competências, importa analisar e quantificar o impacto desta atividade de encontro os objetivos do projeto ERASMUS+ que estamos a desenvolver. Os 20 alunos foram distribuídos conforme o perfil e necessidades das entidades de acolhimento: Oito alunos foram para a cidade de Ruma – Sérvia; quatro alunos realizaram a mobilidade na Corunha – Espanha; quatro alunos foram integrados na cidade de Graz - Áustria; e quatro alunos forma para a cidade de Sèzana – Eslovénia.
Perante a auscultação in loco todos os participantes manifestaram uma total satisfação e motivação pela experiência vivida. Apesar de toda as dificuldades inerentes à adaptação, todos os alunos referiram que foi uma experiência única e muito enriquecedora. Estas e outras conclusões estão patentes nos resultados às respostas dadas no inquérito de satisfação que apresentamos aos alunos (https://forms.gle/7SXbFYWnxcLrVBmTA).
Resultado dos Inquéritos de satisfação aos participantes
-
Qual o teu grau de satisfação com a participação neste projeto ERASMUS+ Ensino Profissional, na mobilidade de curta duração em contexto de trabalho (60 dias)?
2. Qual o teu grau de satisfação com o alojamento (estadia, limpeza, condições de acomodação) neste projeto ERASMUS+ Ensino Profissional, na mobilidade de curta duração em contexto de trabalho (60 dias)?
3. Qual o teu grau de satisfação com a alimentação (pequeno-almoço; almoço; jantar) neste projeto ERASMUS+ Ensino Profissional, na mobilidade de curta duração em contexto de trabalho (60 dias)?
4. Qual o teu grau de satisfação relativamente às empresas em que desempenhaste a Formação em Contexto de Trabalho (60 dias)?
5. Qual o teu grau de satisfação relativamente ao apoio, ajuda e integração, que tiveste por parte dos professores responsáveis (Jenny Ferreira e Helder Barbosa) durante a mobilidade de curta duração em contexto de trabalho (60 dias)?
6. Qual o teu grau de satisfação relativamente ao apoio, ajuda e integração, que tiveste por parte dos Diretores de Curso ou professores orientadores, durante a mobilidade de curta duração em contexto de trabalho (60 dias)?
7. Ao longo da mobilidade (60 dias), para ti, quais as maiores dificuldades/preocupações. (assinale 3)
8. Em que medida este projeto melhorou as tuas capacidades de autonomia e responsabilidade?
9. Em que medida este projeto melhorou as tuas capacidades de comunicação e linguísticas?
10. Em que medida este projeto melhorou a tua motivação em relação à escola e ao Ensino Profissional?
11. Em que medida este projeto melhorou as tuas capacidades de gestão financeira e conhecimento do custo de vida?
12. Em que medida este projeto melhorou a consciência das diferenças e dos estereótipos culturais ou sociais existentes na Europa?
13. Quais as competências que consideras que melhoraste com a participação neste projeto?
14. Caso voltes a participar num projeto semelhante, relativamente ao alojamento, preferias?
15. Recomendarias a outros alunos a participação em outros projetos Erasmus deste tipo?
16. Caso voltes a participar num projeto semelhante, relativamente à alimentação, preferias?
17. Sentiste que o Ensino Profissional no país de acolhimento era diferente (melhor ou pior) ou semelhante ao que acontece aqui em Portugal? (Em caso diferente, apresentar alguns exemplos)
18. Voltarias a participar em outros projetos Erasmus + deste tipo?
19. Sugestões para próximos projetos: