Ensino Secundário Profissional (VET) 2022 - 2024
Novas Experiências, Novos Métodos, Novas Oportunidades
2022-1-PT01-KA122-VET-000074455
- Mobilidade de Job Shadowing -
Job Shadowing - Sérvia
"A mobilidade de job shadowing na Sérvia proporcionou-nos uma experiência enriquecedora em vários aspetos. Além de adquirirmos conhecimentos sobre o sistema educativo sérvio e explorarmos a cultura local, a visita também despertou reflexões mais amplas sobre questões sociais e históricas.
Durante a nossa estadia, tivemos a oportunidade de testemunhar como a guerra passada ainda afeta as pessoas na Sérvia. Foi comovente ver como a memória da guerra deixou uma marca terrível naqueles que foram afetados por ela. Esta experiência fez-nos refletir sobre as consequências duradouras dos conflitos e nos motivou a apreciar ainda mais a paz e a estabilidade que desfrutamos na Europa. Também percebemos como a diversidade cultural dentro da Europa pode ser uma força positiva quando trabalhamos juntos em prol da paz e da compreensão mútua.
Além disso, ao interagirmos com os professores sérvios, ficamos impressionados com a capacidade deles em desenvolver projetos bem-sucedidos, apesar dos recursos limitados disponíveis. A criatividade e o comprometimento desses profissionais em fornecer aos alunos oportunidades educacionais significativas são notáveis. A inclusão de alunos e adultos com necessidades especiais nas aulas de costura foi um ponto forte que ressaltou a abordagem abrangente e inclusiva das escolas sérvias. A experiência fez-nos refletir sobre a importância de garantir a igualdade de acesso à educação e oportunidades para todos, independentemente das suas capacidades. Essa prática exemplar pode ser um exemplo inspirador para outras instituições educacionais em todo o mundo. Estas observações incentivam-nos a valorizar ainda mais o esforço dos professores e a importância do seu trabalho na formação das próximas gerações.
No entanto, uma área que sentimos que poderia ter sido mais explorada durante a nossa mobilidade foi o contato com as empresas. Embora tenhamos tido a oportunidade de aprender sobre os projetos desenvolvidos pelas escolas, sentimos que um maior envolvimento com as empresas locais teria proporcionado uma compreensão mais abrangente da ligação entre a educação e o mundo profissional. Essa experiência teria nos permitido explorar ainda mais as oportunidades de estágio e aprendizagem prática disponíveis para os alunos.
No geral, a nossa mobilidade de job shadowing na Sérvia proporcionou-nos uma compreensão mais profunda de um país europeu e da sua cultura. As reflexões sobre a guerra e a importância da paz, assim como a admiração pela dedicação dos professores, contribuíram para o nosso crescimento pessoal e profissional. Esta experiência inspirou-nos a valorizar a diversidade cultural, a trabalhar em prol de objetivos comuns e a explorar oportunidades de colaboração e intercâmbio em busca de uma educação de qualidade para todos os alunos.
Salientamos que a presença constante dos membros da “Stil maladih” durante a nossa mobilidade, proporcionou-nos um suporte valioso. Estavam sempre prontos para responder às nossas perguntas, fornecer orientações e garantir que nossa experiência fosse enriquecedora e proveitosa. A sua dedicação e paixão pelo trabalho que fazem foram evidentes em cada interação que tivemos com eles.
Agradecemos sinceramente à ONG “Stil maladih” por todo o apoio e dedicação ao longo de nossa mobilidade. Graças a eles, tivemos a oportunidade de mergulhar na cultura sérvia, compreender seu sistema educacional e explorar um pouco o mundo do trabalho no país. Essa experiência deixou uma marca duradoura em nós e motivou-nos a continuar a aprender e buscar oportunidades de intercâmbio cultural no futuro."
Texto retirado do relatório da mobilidade - Job Shadowing - Sérvia
Job Shadowing - Áustria
"A atividade trouxe experiências únicas no sentido de entender o funcionamento quer de países parceiros no que concerne à sua cultura e métodos de trabalho, no caso concreto das empresas, ensino profissional e sinergias entre ambos. Foi então possível perceber determinados aspetos que possam ser aplicados à nossa realidade em concreto, determinados aspetos ao nível da organização das escolas e empresas como um todo, que poderão também ser implementados na nossa escola. Deve-se destacar igualmente pela positiva a relação com os nossos parceiros, onde foram cimentadas durante o processo competências ao nível do uso de novas tecnologias tanto entre professores quanto entre nossos alunos, que facilitou muito o desenvolvimento do projeto, a mobilidade, questões relacionados com estadia e acima de tudo comunicação ao nível da organização dos trabalhos.
Foi possível entender o denominado “Sistema Dual de educação profissional” que é aplicado na Áustria, Alemanha e Suíça, que consiste numa dualidade entre a formação teórica e a formação prática em contexto de trabalho, contudo o parte prático tem mais peso no final da qualificação do formando. O objetivo primordial deste sistema é a colocação logo que possível em prática os conhecimentos teóricos onde o “aprender, fazendo” é mais valorizado. Trata-se de um sistema completamente diferente do praticado em Portugal, mas de facto a sua colocação em prática no nosso sistema educacional não é simples por requerer uma reorganização de fundo a nível no que respeita à
distribuição de recursos. Também foi possível observar que o nível de investimento nas instalações das escolas, que também é participado pelas indústrias, o que confere uma capacidade de atualização ao nível de equipamentos, ímpar, com resultado direto positivo, na aprendizagem dos alunos.
Foi possível também estabelecer pontes de contacto com as entidades dos países parceiros o que está a revelar-se à data de grande valor, pois é possível ir partilhando informações acerca de métodos de ensino, equipamentos e softwares utilizados, planeamento e gestão ao nível do ensino profissional, sempre com o objetivo da melhoria contínua.
Permitiu também proceder a comparações entre as formas de trabalho de países da União Europeia e os nossos próprios métodos, o que confere uma ferramenta de grande importância por forma a melhorar continuamente como já referido.
No que respeita aos alunos, verificamos que se tratou de uma experiência muito enriquecedora para eles e que elevou fortemente os níveis de motivação relativamente à escola e à qualidade de ensino proporcionada. O facto de existir uma comunicação fluida e constante com os alunos contribuiu para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos mesmos, resultando igualmente em motivação.
Por fim, foi-lhes colocado o desafio de viverem de forma autónoma para alguns pela primeira vez, gerindo o seu próprio orçamento (parte integrante do orçamento do projeto) e que possibilitou o desenvolvimento de competências e valores também com esta experiência.
De uma forma geral, pensamos que seria positivo, recorrendo à experiência adquirida através do projeto, proporcionar através de pequenas reuniões, o desenvolvimento de competências aos intervenientes de futuros programas, assim como resolver algumas barreiras que alguns alunos tiveram ao nível do inglês falado e novas tecnologias por exemplo.
Além dos objetivos específicos do nosso projeto é necessário também refletir e aprimorar sobre os objetivos gerais do Programa Erasmus+ tais como: inclusão e diversidade, sustentabilidade ambiental, educação digital e participação na vida democrática. Estes objetivos gerais, não todos, também estão inerentes no “nosso” projeto e na vossa atividade de uma forma transversal, já que certamente todos estarão mais receptivos na compreensão da diversidade da sociedade, e mais próximos, ou não, dos valores europeus e aceitação, reflexo das visitas a museus, a cidades ou a locais emblemáticos que todos visitaram."
Texto retirado do relatório da mobilidade - Job Shadowing - Áustria
Job Shadowing - Eslovénia
"Depois da experiência proporcionada pelo programa de job shadowing apresento a proposta para um currículo mais aberto, com uma maior dinâmica na interdisciplinaridade. Seria vantajoso para o curso de design de equipamento ter projetos em comum com outros cursos profissionais. Todo o conceito do projeto seria trabalhado pelos alunos com orientação dos professores. Seria um programa voltado para os alunos que têm como currículo, design, decoração, criação, marketing e empreendedorismo. Um projeto comum, trabalhado ao longo do ano, com uma mostra ao público, dentro e fora do espaço escolar. Seria dada grande ênfase às aulas práticas, que no currículo aberto se centram na área da publicidade, multimédia, da expressão através da imagem e do som e da animação no plano e no espaço."
Texto retirado do relatório da mobilidade - Job Shadowing - Eslovénia
Job Shadowing - Espanha
"A visita de estudo ao centro de formação IES Urbano Lugrís foi uma experiência extremamente proveitosa, repleta de aprendizagens enriquecedoras sobre cultura, métodos de ensino e equipamentos utilizados. Durante a visita, tivemos a oportunidade de mergulhar na atmosfera educacional do centro e conhecer de perto suas práticas pedagógicas.
Um aspecto interessante da visita foi a oportunidade de explorar os equipamentos utilizados no centro de formação. Desde laboratórios bem equipados até recursos tecnológicos atualizados, o IES Urbano Lugrís demonstrou um compromisso com a preparação dos alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno. Ficamos impressionados com a infraestrutura disponível e como ela é utilizada para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
Texto retirado do relatório da mobilidade - Job Shadowing - Espanha