top of page
Tecnologia

Critérios de Seleção e Responsabilidades Erasmus +

Ensino Profissional -

Novos Horizontes: Inovação e Oportunidades 

2023-1-PT01-KA122-VET-000134733

Formandos

O perfil dos participantes envolvidos é avaliado e definido de acordo com a tipologia do projeto aprovado em candidatura. Assim sendo, os formandos a integrar a Mobilidade de Aprendentes de Longa Duração, serão preferencialmente alunos do 11º ano dos vários Cursos Profissionais que decorrem no Agrupamento de Escolas de Monserrate. Estes alunos, que estejam a frequentar o 2.° ano e que estejam em condições de elegibilidade, conforme Regulamento Interno, têm equivalência às horas destinadas à Formação em Contexto de Trabalho (60 dias).

No Processo de Seleção dos formandos está presente a procura de um equilíbrio e equidade que deve determinar o perfil dos formandos que melhor se enquadrem dentro dos parâmetros definidos e enunciados neste documento e no propósito do Projeto aprovado. A seleção dos formandos a integrarem este projeto, assim como a distribuição pelas empresas/instituições disponíveis será da competência da Direção do AEM, Equipa SPO, Equipa EMAEI, Diretores Curso, Diretores de Turma (Conselho de Turma) e Equipa Erasmus+ do AEM, tendo sempre em conta os princípios orientadores do Projeto ERASMUS +.

São vários os fatores analisados, não se esgotando essa análise na aplicação estrita dos critérios definidos.

O processo de seleção inicia com:

Procedimento

Critérios de seleção

1. Manifestação de interesse, através do preenchimento de formulário, disponível online, acompanhada dos seguintes documentos:

▪ CV Europass

▪ Carta de motivação (português; inglês; espanhol)

2. Verificação da admissibilidade dos candidatos

3. Pedido de parecer do DT/DC

4. Realização de uma entrevista (Port./Ing./Esp.)

  • Motivação

  • Domínio de uma língua estrangeira (Inglês ou Espanhol

  • Competências técnicas e profissionais

  • Autonomia e Competências transversais

  • Participação na vida ativa e escolar

  • Capacidade, interesse e qualidade da análise e exposição dos resultados da atividade/experiência

Nota:

A candidatura prevê uma cota especial de inclusão (5 formandos) – alunos com perfil menos oportunidades (por motivos económicos, sociais, culturais, geográficos ou de saúde, devido à origem migrante, por motivos relativos a deficiência ou dificuldades educativas ou por quaisquer outros motivos, nomeadamente os que podem dar azo a práticas discriminatórias - constantes do artigo 21.º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia-) que enfrentam obstáculos que as impedem de ter acesso efetivo a oportunidades de acesso ao programa.

Depois desta pré-seleção, serão efetuadas atividades de preparação, obrigatórias, com os formandos pré-selecionados para envolver e criar condições para que a mobilidade corra pelo melhor.

Estas atividades têm como objetivo envolver os formandos e criar condições para que a sua mobilidade ocorra da melhor forma a todos os níveis, seja  profissional, pessoal ou cultural. Após o conhecimento do destino essa preparação deve incidir prioritariamente sobre:

  • Os diferentes cenários que irão encontrar (social, económico e cultural);

  • Métodos de organização do trabalho distintos;

  • Hábitos de partilha, cooperação, tolerância para com a diferença e gestão emocional;

  • Responsabilidade perante a novidade e o imprevisto.

Após etapas de seleção haverá reuniões entre Formandos, Encarregados de Educação, Equipa Erasmus e Entidades Intermediárias para preparação e entrega da documentação oficial exigida pela Agência Nacional de Erasmus + (Declaração de compromisso e documentação Contratual). Pretende-se, nestas reuniões a formalização de uma relação de compromisso indispensável para a normal execução do projeto. Servirá ainda para dissipar qualquer dúvida ou esclarecer alguma questão adicional.

Obs: 

  1. O projeto financia: Seguro; Viagem (ida e volta) e deslocações; Alojamento; Alimentação (pequeno almoço, almoço e jantar);

  2. Após a seleção, confirmação e aquisição das viagens, caso o formando desista, será selecionado o candidato seguinte, sendo do encargo do desistente as despesas associadas;

  3. Caso o formando desista, após iniciar o projeto, sem justificação válida, terá que assumir as despesas associadas e não conclui a componente da Formação em Contexto de Trabalho.

Consultar critérios, instrumentos e indicadores de avaliação:

3

bottom of page